O ensino no Brasil
Recebi um e-mail de uma amiga com a historinha abaixo. Não conheço o autor da mesma, mas não podemos negar que se trata de uma verdade indigesta. Em tempo de cotas nas universidades, serve para atentarmos para a raiz do problema. Não se esqueçam, a Constituição garante igualdade de condições a todos os cidadãos. Cumprir ou não a Constituição? É justamente aí que a coisa pega.
Evolução do Ensino no Brasil
Relato de uma Professora:
Evolução do Ensino no Brasil
Relato de uma Professora:
Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos, enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de Matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de Matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por $ 100,00.O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .Qual é o lucro?
2. Ensino de Matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por $ 100,00.O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou $ 80,00.Qual é o lucro?
3. Ensino de Matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por $ 100,00.O custo de produção desse carro de lenha é $ 80,00.Qual é o lucro?
4. Ensino de Matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por $ 100,00.O custo de produção desse carro de lenha é $ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )$ 20,00 ( )$40,00 ( )$60,00 ( )$80,00 ( )$100,005.
Ensino de Matemática em 2000:
1. Ensino de Matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por $ 100,00.O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .Qual é o lucro?
2. Ensino de Matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por $ 100,00.O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou $ 80,00.Qual é o lucro?
3. Ensino de Matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por $ 100,00.O custo de produção desse carro de lenha é $ 80,00.Qual é o lucro?
4. Ensino de Matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por $ 100,00.O custo de produção desse carro de lenha é $ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )$ 20,00 ( )$40,00 ( )$60,00 ( )$80,00 ( )$100,005.
Ensino de Matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por $ 100,00.O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.O lucro é de $ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de Matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por $100,00.O custo de produção é $ 80,00.Qual é o lucro?
Se você souber ler coloque um X no $ 20,00.
( )$ 20,00 ( )$40,00 ( )$60,00 ( )$80,00 ( )$100,00
Brasil, um país de todos.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de Matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por $100,00.O custo de produção é $ 80,00.Qual é o lucro?
Se você souber ler coloque um X no $ 20,00.
( )$ 20,00 ( )$40,00 ( )$60,00 ( )$80,00 ( )$100,00
Brasil, um país de todos.
chora neném, chora!
ResponderExcluirRapaz... E eu, q tenho (só)25 anos, ainda peguei o ensino de matemática como o descrito no n. 1(em 1950), hehehehe
ResponderExcluir