Britains Got Products

Eu já falei dela aqui no blog, numa época em que não era tão conhecida. Mas atualmente, Susan Boyle não habita mais nas discussões sobre o seu talento e sim nas que tratam do que vai acontecer com o produto Susan Boyle. Essa é uma das mazelas de nosso tempo, tudo tem que necessariamente gerar caixa.

Sejamos realistas. Susan não vai posar nua, nem fazer um filme pornô. Não acredito que ela vai se adelgaçar no consultório do Dr. Hollywood. O truque está justamente ai, na especulação. Os tablóides ingleses estão faturando alto com isso. Sem contar as empresas que despejam milhões de euros para patrocinarem o Britains Got Talent - que bem podia se chamar Britains Got Products.

Plantou-se na cultura ocidental, a semente do consumo da efemeridade. É assim na moda, nos produtos eletrônicos e nos relacionamentos. Descartamos e somos descartados muito facilmente. O grande pecado de Susan é ter um talento genuíno e não ser bela, o que não a torna um produto de venda fácil. Produtos são fabricados, vendidos, utilizados e descartados. Já os talentos, que talvez precisem somente ser polidos, tem sua durabilidade é muito maior. O nosso grande pecado é a gula por produtos que compraremos, utilizaremos e descartaremos. E esperamos que Susan seja o brinquedo da vez.

O homem comum está perdendo (se já não perdeu) o dom de apreciar a arte e o talento. Tendemos a esnobar Susan Boyle com o passar do tempo. Seu talento continuará inalterado, mas os produtos em exposição serão outros.

Comentários

  1. É verdade. Ela não era um produto vendável, até descobrirem que a venda seria justamente a especulação que se faz sobre ela, sobre o que esta "garota estranha", mas talentosa, seria capaz de fazer para se manter na mídia. Assim, vai se mantendo Susan na mídia por mais tempo e gerando o tão sonhado "dindim" que não seria possível se fosse definido uma linha reta na vida de Susan...Perderia a graça se soubéssemos o que vai acontecer, né? Isso até que a sociedade se canse dela e a substitua por outro brinquedinho...

    ResponderExcluir
  2. Mas ela existe mesmo? Eu pensava que era uma animação holográfica...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção: Acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia não serão publicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado neste blog.
Pense antes de escrever. Assine depois de escrever

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo falante

I Dreamed A Dream

Maio e Miles (Capítulo 4): Kind of Blue