Maio e Milles (Capítulo 5): A revolução elétrica

Em 1963, o grupo que acompanhava o trompetista e que gravou Kind of Blue se desfaz definitivamente. Mais uma vez, Miles mostra que é um revelador de grandes talentos. Seu novo grupo é formado por George Coleman (saxofone tenor), Herbie Hancock (piano), Ron Carter (baixo) e Tony Williams (bateria). O primeiro registro desta nova banda é encontrado em Seven Steps to Heaven. Com o grupo, Miles imprimiu uma nova roupagem a composições antigas e a standards já consagrados. Interpretações viscerais e com maior velocidade foram uma das marcas registradas desse grupo. Em 1964, sai Coleman e, após algumas participações de outros tenoristas, chega ao grupo Wayne Shorter (particularmente, um de meus favoritos). Shorter tocava no grupo do legendário baterista Art Blakey ― o Jazz Messengers, que revelou também os irmãos Wynton e Branford Marsalis ― e logo se tornaria um dos principais compositores do repertório de Miles.
Esta formação ficou conhecida como “The Second Great Quintet” e foi a última formação totalmente acústica de Miles Davis. Dentre os álbuns gravados por esta grupo estão, Miles in Berlin, Miles Smiles, Miles in the Sky, Nefertiti e Filles de Kilimanjaro, houve a participação mais dois músicos incríveis: Chick Corea (piano) e Dave Holland (baixo). Mais uma vez, Miles cria um novo estilo, o freebop.
Em 1968, Miles se casa com a modelo, cantora e compositora Betty Mabry (depois Davis).

Miles mudara profundamente seu estilo de composição. Conhecera novos músicos, e novos horizontes. Adotou a “música espacial”, longos solos em músicas que tinha até vinte minutos de execução. Como eram muito grandes, eram tocadas inteiramente somente no estúdio e editadas para caberem nos discos. Miles quis que sua música tivesse alcance maior do que os clubes de jazz. Aceitou reduzir seu cachê para abrir shows de artistas de rock. Até sua maneira de se vestir mudou, aproximando-se dos movimentos da época ― principalmente o Black Power. A reação do público foi muito positiva, principalmente dos jovens. Já os puristas torceram o nariz.
Comentários
Postar um comentário
Atenção: Acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia não serão publicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado neste blog.
Pense antes de escrever. Assine depois de escrever