Maio e Miles (Capítulo 3)
Firmado como bandleader, Miles Davis construiu seu primeiro quinteto em 1955. A escalação do time era John Coltrane (saxofone tenor), Red Garland (piano), Paul Chambers (contrabaixo) e Philly Joe Jones (bateria). Mais uma vez, a heroina perseguia Davis, só que desta vez era o vícios dos componentes da quinteto que causava instabilidade nos trabalhos do trompetista. Em 1957, Miles desfez o grupo e embarcou novamente para França, onde trabalhou como compositor de trilhas sonoras e se apresentou com músicos de jazz europeus. Retornando aos Estados Unidos em 1958, reuniu os músicos de seu antigo quinteto, que virou sexteto, com a entrada de Julian “Cannonball” Adderley no sax alto. Este grupo gravou o disco Milestones e foi a base para o registro que se tornaria na obra-prima da carreira de Miles Davis e o divisor de águas do jazz, Kind of Blue.
Miles Davis - Milestones
Nesse período, ele trabalhou paralelamente com Gil Evans. Arranjador inigualável, Evans trouxe uma nova sonoridade ao trabalho de Miles. Destacando a gravação o musical Porgy And Bess (de autoria dos irmãos Gershwin) e Sketches Of Spain, dois dos álbuns mais ouvidos de Miles. Scketches Of Spain tem como peculiaridade a clara percepção do apreço de Miles pela música clássica e por compositores contemporâneos. Algumas inovações foram incorporadas, tais como juntar músicas em uma faixa única, dando a ideia de que os discos de vinil tinham uma peça musical somente de cada lado. Nessa época, tem-se registro da simpatia do músico pela bossa-nova, com sua gravação de Corcovado.
Miles Davis & Gil Evans - Corcovado
Miles Davis - Milestones
Nesse período, ele trabalhou paralelamente com Gil Evans. Arranjador inigualável, Evans trouxe uma nova sonoridade ao trabalho de Miles. Destacando a gravação o musical Porgy And Bess (de autoria dos irmãos Gershwin) e Sketches Of Spain, dois dos álbuns mais ouvidos de Miles. Scketches Of Spain tem como peculiaridade a clara percepção do apreço de Miles pela música clássica e por compositores contemporâneos. Algumas inovações foram incorporadas, tais como juntar músicas em uma faixa única, dando a ideia de que os discos de vinil tinham uma peça musical somente de cada lado. Nessa época, tem-se registro da simpatia do músico pela bossa-nova, com sua gravação de Corcovado.
Miles Davis & Gil Evans - Corcovado
Comentários
Postar um comentário
Atenção: Acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia não serão publicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado neste blog.
Pense antes de escrever. Assine depois de escrever