O BNDES não!

Depois o aparelhamento das maiores instituições públicas, uma nuvem preta (ou seria uma estrela vermelha?) paira sobre o BNDES.

Não bastassem os calotes do equatoriano Rafael Correa, há rumores de Chavez quer uma graninha do Brasil, via BNDES. Chavez pediu emprestado ao Brasil (apertem os cintos) US$ 4 bilhões. Pára a fita! Eu sei que o Lula se orgulha de ser o analfabeto mais funcional deste país, mas será que alguém poderia avisar ao comander in chief que a sigla citada significa Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social? A decisão de emprestar dinheiro para outros países é transgredir o objetivo maior do banco.

Muitos não sabem, mas o BNDES é terceiro maior banco do país em operações diretas de empréstimo para a atividade produtiva, perdendo somente para o Banco do Brasil e o Bradesco. Os seus ativos e sua rentabilidade são maiores do que os do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Ao abrir o cofre do BNDES para outras nações, deixa-se de investir em projetos nacionais, que geram empregos e fomentam o crescimento do país. Isso é uma contradição, já que o seu funding (obtenção de recursos para operações financeiras) vem justamente do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT. O FAT é composto do somatório de todas as contribuições para o PIS/PASEP. Ou seja, dinheiro dos trabalhadores brasileiros que pode ser usado para financiar os devaneios de governos temerários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo falante

I Dreamed A Dream

Maio e Miles (Capítulo 4): Kind of Blue