Maio e Miles (Capítulo 2)

Diferentemente da maioria dos músicos negros do jazz, Miles Davis veio de uma família rica do estado de Illinois. Seu pai era dentista e a família possuía terras no estado do Arkansas. Sua mãe era pianista e queria que o filho seguisse o mesmo caminho. Aos treze nos ganhou um trompete de seu pai. Posteriormente, Miles revelou que o presente não passou de uma provocação à sua mãe, que não gostava do instrumento. Desde as primeiras aulas, aprendeu o fundamento que seria uma de suas marcas, o som sem vibrato. Por conta disso, ele mesmo dizia que preferia o “meio termo”, referindo-se aos médios sem trêmulos.

Em 1944, Miles se mudou para Nova York, após ganhar uma bolsa de estudos na conceituada Julliard School. Mas chegando à cidade, preferiu ir atrás da banda de Charlie Parker, o gênio fundador do bebop. Após seu “estágio” com Bird, começou a tocar num grupo com nove músicos. Essa formação era incomum no jazz e incluía instrumentos como tuba e trompa. Foi quando Davis teve contato com jovens músicos da costa oeste americana, como Gerry Mulligan (um dos entusiastas da bossa-nova nos EUA). Foram os primeiros passos do cool jazz. O fruto desse trabalho é o disco Birth Of The Cool.

Miles Davis - Deception










Neste período, Miles Davis excursionou pela Europa, onde foi muito bem recebido, principalmente na França. Na sua volta aos EUA, seu envolvimento com drogas se intensifica. O vício em heroína lhe causa problemas com produtores e empresários, gerando a fama de irresponsável. Davis então se volta para a casa dos pais e se tranca em um quarto por 12 dias, até se livrar da heroína.

Sua volta a NY foi cercada de alguma desconfiança pelos empresários da cena musical. Até que o selo Prestige, através de Sugar Ray Robins, Miles fez registros importantes em sua discografia: Bag's Groove (em parceria com o senscional vibrafonista Milt Jackson), Miles Davis and the Modern Jazz Giants e Walkin', sendo este o que marcou sua volta como bandleader. Em 1955, seu solo em 'Round Midnight, de Thelonius Monk, numa apresentação no Newport Jazz Festival, fez com que a gravadora Columbia o levasse para o seu casting.


Miles Davis - Solar







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo falante

I Dreamed A Dream

Maio e Miles (Capítulo 4): Kind of Blue