Ricardo Izecson dos Santos Leite

Está sendo noticiada em todos os meios de comunicação a negociação entre os clubes de futebol A.C. Milan e Real Madrid, onde o primeiro venderá ao segundo o passe de Kaká por aproximadamente R$ 180 milhões. Mais do que uma cifra estrondosa, ou a maior negociação envolvendo um jogador brasileiro, está em jogo não é só o talento do atleta, mas o modelo de ser do homem Ricardo Izecson Dos Santos Leite.

Para os padrões futebolísticos brasileiros, Kaká é um exemplar raro. Não por ser branco, oriundo da classe média e com uma educação formal bastante sedimentada. O diferencial de Kaká está no contexto onde ele se formou. O famoso berço. E isso não tem nada a ver com cor de pele ou classe social. Ele não freqüenta lugares estranhos, não se envolve em escândalos, não falta aos treinos e tem suas finanças muito bem geridas. Resultado: uma regularidade impar em campo. Kaká só não joga se estiver machucado. Não se mete em confusões em campo, não me lembro de ter visto um cartão amarelo mostrado à Kaká (deve ter havido, mas deve ser leiloado como qualquer raridade).

Seus craques brasileiros contemporâneos estão, via de regra, nas páginas dos jornais. Graças a desastrosos episódios com garotas de programa, travestis, álcool e descumprimento de contratos milionários. E por falar em regra, parece-me que o desregrado é Kaká. Afinal, ele só aparece no noticiário esportivo e agora nas páginas de economia. Sim, porque em plena crise mundial, com os clubes europeus cortando gastos, a quantia envolvida na negociação é ousada não só para momentos de vacas magras, mas também para momentos de bonança.

A conclusão é que Kaká é um investimento altamente rentável. Porque, além de excelente futebol, ele garante estabilidade emocional. O Real Madrid não comprou somente um grande ponta-de-lança, como também um belo exemplo para uma juventude instável e sem valores. Os patrocinadores, que já eram mais que satisfeitos com o jogador, agora estão dando saltos de alegria. Pena que só temos um Kaká por vez. Uma pena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo falante

I Dreamed A Dream

Maio e Miles (Capítulo 4): Kind of Blue