Respeitável Público

Não bastasse o horror de perder tragicamente pessoas queridas, pais, mães, filhos, irmãos, irmãs, esposas e esposos, os parentes das vítimas são obrigados a assistir o circo armado pelas autoridades do executivo federal. É presidente que diz que um país que acha petróleo a seis mil metros de profundidade pode achar tranquilamente um avião ao nível dos dois mil metros. Depois, é o ministro da Defesa que dá um verdadeiro show para a imprensa, com slides, projeção e tudo que tem se direito. Nelson Jobim, que está se especializando em pirotecnia pós-acidentes aéreos, garantiu que os destroços encontrados eram do avião da Air France. Foi desmentido pelos fatos e pela cautela (e experiência) da Aeronáutica.

Jobim tem um histórico na vida pública divido em dois momentos. O primeiro como jurista, ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal. O segundo como político. Diferentemente do primeiro período, quando chegou ao máximo da hierarquia, o ministro tem se deparado com situações-limite, sem galgar sucesso em suas veementes declarações. Talvez seja um caso de contaminação, pelo meio político ou pela convivência com seu atual chefe. Como esse mal já está feito, resta a Jobim domar seu ímpeto ao microfone ― ou, pelo menos, tentar.

Como disse antes, o circo está armado. E todo circo que se preza tem uma platéia. Esta platéia sofre uma dor irreparável, aditivada pela ausência de informações e pela frustração de não poder enterrar seus mortos. Mais do que nunca, este é um respeitável público.

Comentários

  1. E não se esqueça de que, se Nelson Jobim fosse um cadáver (me parece que é um cadáver mental), com seu imenso abdome íntegro, certamente estaria boiando neste momento, marcando o lugar dos destroços.

    Se não fosse tão trágico, diria que o Pantagruel do Ministério da Defesa é um Pândego. Ou como diria o Cap Nascimento, "Você é um fanfarrão!"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção: Acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia não serão publicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado neste blog.
Pense antes de escrever. Assine depois de escrever

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo falante

I Dreamed A Dream

Maio e Miles (Capítulo 4): Kind of Blue