Tristes Culpados

O acidente ocorrido ontem na Linha Vermelha, envolvendo um van com estudantes do Colégio Pedro II, joga luz no delicado tema do transporte escolar nas grandes cidades. No estado do Rio, os veículos destinados a essa atividade devem ter um licenciamento específico, passando por duas vistorias anuais, além de treinamento especial para os motoristas. Mesmo assim, o transporte ilegal ainda atua neste ramo.

O momento é de dor pela morte de quatro crianças inocentes. Mas não se pode deixar de ter uma profunda reflexão sobre os responsáveis pelo acidente. O motorista é apenas um deles, o estado que fiscalizou ineficazmente também. É duro admitir, os pais também tem sua parcela de culpa ao arriscar a segurança de seus filhos ao submetê-los a tal condição. Sabemos que transporte no Rio de Janeiro é complicado, mas devemos ser honestos para concluir que a vida de nossos filhos é mais importante do que qualquer complicação. Não sei o que passou na cabeça daqueles pais e mães ao decidir que seu filho seria levado todos os dias a escola por um transporte irregular. Também não sei se as condições de segurança do veículo e preparo do condutor foram preteridos em função dos custos. A única certeza que tenho é que a tragédia dessas famílias servirá de exemplo para muitas outras na hora de decidirem em que condições seus pequeninos serão levados à escola.

Peço a Deus que conforte esses pais nesta hora.

Comentários

  1. O imediatismo e a inconsequência insistem em ser o principal flagelo da América Latina. Todo o resto é consequencia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção: Acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia não serão publicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado neste blog.
Pense antes de escrever. Assine depois de escrever

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo falante

I Dreamed A Dream

Maio e Miles (Capítulo 4): Kind of Blue