Posso Tudo.


Ao longo dos anos, tenho visto muita gente citar o Apóstolo Paulo, para justificar as mais variadas coisas. É comum lembrarem de uma frase sua, "Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Fp: 4-13), para se assumir uma atitude ousada ou desafiadora. O curioso de tudo isso é notar que, numa analise mais detalhada do texto da carta que Paulo escreveu ao cristãos da cidade de Filipos (na antiga Macedônia), veremos que o contexto se refere às intempéries pelas quais o apóstolo passou em sua peregrinação missionária. Vejamos:
"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.
Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade."

É, portanto, um relato de alguém que aprendera a lidar com as mais variadas situações as quais a vivência humana é submetida. Paulo era um nobre. Tinha cidadania judaica e romana. Vivia em situação privilegiada até se converter ao cristianismo, quando de perseguidor passou a ser perseguido. Contava com a ajuda de alguns amigos, com a desconfiança de muitos e com a revolta de os que o consideravam um traidor, tanto do judaísmo original como do império romano. Mesmo assim, Paulo pregava a alegria, a mansidão, a consolação e a observância ao que era realmente relevante: as coisas do espírito.

Poder tudo naquele que nos fortalece significa estar em paz diante de problemas que nos assolam. É ter equilíbrio quando a vida, do nada, vira de cabeça para baixo. É, principalmente, saber que Deus em tudo pode nos suprir. Ele nos dá o essencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo falante

I Dreamed A Dream

Maio e Miles (Capítulo 4): Kind of Blue