Para alguns é magia.

Em entrevista ao Jô Soares, Xuxa começou a falar do seu mais novo produto, um DVD de natal. Segundo a apresentadora, o video fala sobre a magia do natal. Magia? Que magia? O natal tem magia?

O natal tem, ao longo dos anos, tem se desvirtuado de seu significado real. Por uma série de motivos, o enfraquecimento das religiões cristãs, a imposição do consumo nas festas de fim de ano e o egocentrismo cada vez maior do homem. O natal virou uma espécie de instrumento compensatório. Se o comércio não foi bem durante o ano, as vendas do natal lavam a égua. Se você não foi solidário nos meses anteriores, talvez procure uma instituição para fazer doações. Pode ser essa a tal magia a qual Xuxa se referiu.

Afinal, onde está o natal? Muitos truques de mágica têm em seu pressuposto nos fazer distrair da realidade que nos rodeia. Com a magia do natal não foi diferente. Não se fala mais no Cristo nascido. Não se lembra da real mensagem que a data nós quer lembrar. Não enxergamos mais a manjedoura. Nos concentramos no que o “mágico” vai nos oferecer. Infelizmente, mágica é efêmera. O truque acaba e logo vem outro.

O natal não tem mágica. Tem memória e devoção. É a lembrança do Emanuel, do Deus conosco. Presentes, enfeites, mesas fartas e roupas novas são vãos se não temos o sentido verdadeiro da data.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo falante

I Dreamed A Dream

Maio e Miles (Capítulo 4): Kind of Blue