Coincidência


Coincidência 
s.f. Ação ou efeito de coincidir; Realização simultânea de dois ou mais acontecimentos, simultaneidade; Algo disposto de maneira igualitária ou idêntica; Realização de alguns eventos que acontecem à sorte ou em simultâneo, mas que aparentam ter algo em comum; Afluência de algo para um fim comum. 
Geometria. Estado de duas figuras geométricas que se sobrepõem.
Figurado. Concurso de circunstâncias: uma feliz coincidência.
(Etm. coincidir + ência)

Coisa que me intriga e me encanta é a coincidência. Ela é maior que eu ou você. Não depende de nós para nada. Está acima das circunstâncias, das certezas, dos ritos e dos planos. Pelo contrário, muitos planos contam com a coincidência para serem bem sucedidos. 

A coincidência une o que era separado, é provedora de encontros, conectara de pessoas. A coincidência é musical, ela cria harmonias para melodias. Combina sons. Da coincidência não se foge. Uma hora ou outra, ela fala mais alto e age sem deixar dúvidas.

É a música tocada no rádio e ouvida por duas pessoas que se unem em pensamento. Aquele livro que você leu e alguém especial leu também. Aquele encontro inesperado com aquele amigo de quem você comentou ontem. A coincidência é a patroa do acaso. É superior às estratégias. Pode ser mera coincidência, mas pode ser tão imponente que nos deixa atônitos. Quem é capaz de lutar contra os preceitos das coincidências? Podemos criar nossos caminhos, mudar nossa vida, chutar o balde, trocar de país. Ela vai ficar ali, só esperando o momento de agir. Você vira a esquina e esbarra com ela. 

Coincidência é "incidir junto". A sua repetição continua é "incidir junto muitas vezes". Algo pode estar sendo dito. A coincidência também é uma mensageira. Talvez seja o momento de ouvir a(s) coincidência(s). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo falante

I Dreamed A Dream

Maio e Miles (Capítulo 4): Kind of Blue