O PT e a Síndrome de Adão.

"Quando Eva viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.
Ouvindo Adão e Eva os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou Adão, perguntando: 'Onde está você?'
E ele respondeu: 'Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi'.
E Deus perguntou: 'Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?'
Disse o homem: 'Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi'. (Livro do Gênesis 3:6-12)

O relato acima conta o episódio da queda do homem. Entendamos "queda" como o momento em que o homem pecou pela primeira vez, de acordo com as Escrituras. Adão e sua mulher Eva sabiam que ao comer o fruto proibido selariam sua separação de Deus e a saída do Éden (paraíso). 

Adão, ao ser questionado por Deus porque comera o fruto proibido, logo põe a culpa em Eva. E no próprio Deus! Afinal, ele alega foi a mulher que o Criador o deu que comeu o fruto e lhe ofereceu em seguida. 

Assim é o PT. Ao ser confrontado com as perguntas inconvenientes que lhe são feitas, logo põe a culpa nas perguntas ou em quem as profere. O PT sofre a Síndrome de Adão. A culpa sempre será do maldito que fez a pergunta e deixou o interlocutor do partido em situação constrangedora. 

Só que, também como Adão, o PT se esquece que entre a ação e a reação existe a escolha. Se Eva ofereceu o fruto, Adão poderia ter negado. O PT poderia não ter feito o mensalão e mais os escândalos em série que temos visto nos últimos anos. 

Adão se viu nu e se escondeu. O PT é um partido que usa folhas de figueira para se esconder, tão inútil e patética como atitude do personagem bíblico. 

Chego a hora de Adão sair do Éden. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo falante

I Dreamed A Dream

Maio e Miles (Capítulo 4): Kind of Blue