Da série "Me engana, que eu gosto.": Rio, a cidade do esporte.

Sabe lenda urbana? Tem uma coisa que eu acho que está virando:

O Rio de Janeiro é uma cidade com vocação esportiva.

É mesmo?

No dia 06/09/2011, o site
Bora Treinar divulgou uma nota oficial da Federação de Triathlon do Estado Rio de Janeiro, onde seu presidente informa, “com constrangimento e muita indignação”, o cancelamento da etapa de Aquathlon (uma modalidade de prova que engloba natação e corrida) do mês de setembro. A prova aconteceria no dia 25 do mesmo mês, sendo que seu agendamento estava confirmado e ratificado junto à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer desde o início do ano. De repente, encima do laço, a sub-prefeitura da Zona Sul solicita à Federação que a data seja alterada por causa (pasmem) do Rock in Rio. Alegando que o fechamento de uma das pistas da orla de Copacabana poderia atrapalhar o evento, que acontece na Barra da Tijuca. A entidade esportiva deu como alternativa o dia 02 de outubro, mas as autoridades insistiram no mesmo argumento de que isso atrapalharia o festival de música na zona oeste da cidade. O dia 09 de outubro está comprometido com outro evento e no dia 16 outro evento esportivo acontecerá no Aterro do Flamengo. Será uma prova de Triathlon e muitos dos participantes do Aquathlon participam de provas de Triatlon.


No texto da mesma nota tem o relato das trapalhadas da Sub-Prefeitura da Zona Sul com o calendário de eventos na orla. Tanto que sugeriam uma nova data (18 de setembro). Mas (oh, céus!), depois se deram conta que haveria um evento religioso no local.


O despreparo e desconhecimento das pessoas que cuidam do esporte na cidade do Rio de Janeiro são enormes. Esse episódio deixou isso claro. Quem manda no órgão que deveria fomentar o esporte, não entende de esporte, de suas nuances, das suas tribos e seus costumes peculiares, dos locais mais apropriados para suas mais variadas práticas, das necessidades mínimas para se estimular a prática esportiva ampla e democrática. Isso é fazer gestão pública do esporte na cidade. E não decepar um calendário esportivo, em prol de um festival do outro lado da cidade. Tudo bem que o Rock in Rio traz (muito) dinheiro para a cidade. Mas tudo tem sua medida. A turma do Aquathlon iria fazer sua prova e, muito provavelmente, muita gente dali iria curtir o resto do domingo no festival. A prova não leva um dia inteiro. É coisa rápida. Só quem não vê isso é quem não entende de esportes. A Prefeitura deveria entregar a pasta para quem entende do riscado.


Temos que parar de nos enganar, antes que viremos uma baita fraude. O Rio não tem sido cidade do esporte coisa alguma. Se tem show de música, quem sofre é o pessoal do esporte. Se tem passeata gay, idem. Seremos sede de uma Olimpíada. Mas estamos mais para picadeiro. Adivinha quem são os palhaços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo falante

I Dreamed A Dream

Maio e Miles (Capítulo 4): Kind of Blue