Falsos Poderes.

Sinto certa revolta com certos setores da nossa sociedade, que creditam aos políticos a solução dos nossos problemas. Parece que somos um bando de crianças indefesas, burras, que não conseguem sequer decidir o que vestir para ir ao trabalho. Uma expressão latente disso é uma frase do ator Wagner Moura: "Precisamos de alguém que cuide da gente."

Engano seu, senhor Wagner Moura! 

Precisamos sim de gente nos respeite enquanto cidadãos, pagadores de impostos e principalmente como semelhantes merecedores de tratamento digno e respeitoso daqueles que se propõem a entrarem para a vida política formal. 

A política é apenas um instrumento de mudanças, contudo, não é o principal. Falta-nos a consciência de que cada um de nós é agente de mudança. Não precisamos dos políticos como signatários deste poder, por mais que eles (e suas celebridades de plantão) tentem nos convencer do contrário. 

Reclamamos do desempenho dos políticos. Temos acesso à informação e o que fazemos com ela? Discutimos entre nossos amigos, tão bem informados quanto nós, quando o certo era dá-la a quem não a tem. 

O que melhora uma sociedade é deixar de só reclamar de políticos e fazer o que estiver ao alcance. Respeitar às leis, respeitar ao próximo, ajudar aos que precisam, não furar filas, não querer levar vantagem sempre que pode, não sujar as ruas, ser atencioso com as crianças e os idosos, ser gentil no lidar com o outro, cumprimentar o porteiro, o lixeiros, a moça do cafezinho, o garçon. Informar-se sobre seus direitos e respeitar o direito dos outros. Tentar, sempre que possível, dividir e difundir conhecimento. E, claro, desconfiar e cobrar dos políticos, sempre. 

Políticos não semi-deuses, e nós não somos filhinhos desamparados, à espera de um grande pai. Talvez, Wagner Moura tenha algum problema de amadurecimento e mesmo sendo homem feito necessite de cuidados. Contudo, a grande maioria de nós certamente não.

(Alexon Fernandes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo falante

I Dreamed A Dream

Maio e Miles (Capítulo 4): Kind of Blue